segunda-feira, 11 de maio de 2009

Si bemol ou Lá sustenido na Flauta Transversal


Esta questão pode levantar algumas dúvidas, por isso, vamos pôr as ideias em ordem.

Nos últimos 20 anos, alguns métodos e/ou flautistas têm introduzido o hábito de fazer o Si b ou Lá# com a posição da figura em baixo, a opção 3.
(Figura W)

É nestas alturas que recordo os ensinamentos do meu prof., o flautista Carlos Franco, evitemos complicar o que é simples!!! Tenho encontrado alunos com 1 ou 2 anos de prática a usar a opção 3, o que é incongruente, uma aberração isenta de qualquer sentido prático. Esta situação confusa só é explicável à luz dos pensamentos de Max Weber (1864-1920), intelectual alemão, jurista e economista, um dos pais da Sociologia, quando caracterizou o Homem no século XX como um ESPECIALISTA SEM INTELIGÊNCIA, habitando um mundo de burocracia, observado com desencanto, numa sucessiva despiritualização e fragmentação do acto e numa dissolução crescente da Moral e dos Valores, enfim, de si mesmo.

Ironicamente afirmo, fujam dos especialistas, em especial, se desejarem aprender alguma coisa significativa. O conhecimento repousa sempre no caminho daqueles que o procuram, lembrem-se disso !!!

A opção 1 da figura W, é a posição que os alunos têm para dominar, explorando toda a mobilidade do polegar esquerdo, de outro modo, o polegar irá servir de apoio, erradamente. Depois desta premissa estar adquirida, então poderemos introduzir os casos especiais, e aí, a opção 3 pode favorecer alguma técnica digital e expressiva.

A opção 2 é específica para trilos, porque é leve e rápida. Vamos ser especialistas, mantendo alguma inteligência, bem sei que o bom-senso está em vias de extinção (!), o aluno assim que domina a opção 1, alcança a autonomia suficiente para escolher e decidir. E isso vem, apenas e só, com a experimentação própria.

Lembro que apesar de todos os entraves burocráticos da profissão, o professor tem obrigação de libertar o aluno - como pensar, e não a endoutriná-lo - o que pensar; e o aluno deve exigir do seu professor isso mesmo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.