Esta questão pode levantar algumas dúvidas, por isso, vamos pôr as ideias em ordem.
Nos últimos 20 anos, alguns métodos e/ou flautistas têm introduzido o hábito de fazer o Si b ou Lá# com a posição da figura em baixo, a opção 3.
(Figura W)
É nestas alturas que recordo os ensinamentos do meu prof., o flautista Carlos Franco, evitemos complicar o que é simples!!! Tenho encontrado alunos com 1 ou 2 anos de prática a usar a opção 3, o que é incongruente, uma aberração isenta de qualquer sentido prático. Esta situação confusa só é explicável à luz dos pensamentos de Max Weber (1864-1920), intelectual alemão, jurista e economista, um dos pais da Sociologia, quando caracterizou o Homem no século XX como um ESPECIALISTA SEM INTELIGÊNCIA, habitando um mundo de burocracia, observado com desencanto, numa sucessiva despiritualização e fragmentação do acto e numa dissolução crescente da Moral e dos Valores, enfim, de si mesmo.
Ironicamente afirmo, fujam dos especialistas, em especial, se desejarem aprender alguma coisa significativa. O conhecimento repousa sempre no caminho daqueles que o procuram, lembrem-se disso !!!
A opção 1 da figura W, é a posição que os alunos têm para dominar, explorando toda a mobilidade do polegar esquerdo, de outro modo, o polegar irá servir de apoio, erradamente. Depois desta premissa estar adquirida, então poderemos introduzir os casos especiais, e aí, a opção 3 pode favorecer alguma técnica digital e expressiva.
A opção 2 é específica para trilos, porque é leve e rápida. Vamos ser especialistas, mantendo alguma inteligência, bem sei que o bom-senso está em vias de extinção (!), o aluno assim que domina a opção 1, alcança a autonomia suficiente para escolher e decidir. E isso vem, apenas e só, com a experimentação própria.
Lembro que apesar de todos os entraves burocráticos da profissão, o professor tem obrigação de libertar o aluno - como pensar, e não a endoutriná-lo - o que pensar; e o aluno deve exigir do seu professor isso mesmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.